Solidão é pretensão de quem fica
escondido
Fazendo fita

29.11.09

O eterno retorno

“ E se algum demônio dissesse para você que esta vida, conforme a vive agora e viveu no passado, terá que ser vivida novamente e inumeráveis outras vezes; ela não terá nada de novo, mas cada dor e cada alegria e tudo de inefavelmente pequeno ou grande em sua vida retornará para você, tudo na mesma sucessão e seqüência que você escolheu...”


“Viver de maneira segura é perigoso”

(trechos tirados do livro 'Quando Nietzsche chorou')


Para Nietzsche nossas vidas continuarão se repetindo infinitamente para todo o sempre, exatamente da mesma maneira como as estamos conduzindo agora. Ou seja, erros e tristezas sempre acontecerão, vitórias  e alegrias sempre acontecerão e o melhor de tudo é que a gente escolhe aqui, agora e sempre no presente momento, no nosso cotidiano o que vamos viver eternamente. Correndo riscos. As escolhas são suas. Ame-as.

Adoro essa teoria. Como se várias vidas, tempos e épocas corressem paralelamente. Enfim, adoro essa posição intensamente humana de poder escolher e me deliciar exatamente com o que eu realmente desejo. Deixando orgulhos e pequenices amadoras de lado, já que estou fadada a viver essas histórias eternamente. O hoje é o meu melhor dia.


A vida em círculos do começo ao fim, do começo ao fim, do começo ao fim... como tudo é na vida.

Um comentário:

  1. "O hoje é o meu melhor dia."
    Concordo plenamente...
    Viver o presente é o caminho complicado e o melhor.
    Ficar preso no passado é sobreviver.
    Viver no futuro não é viver.

    Fico fundida nas suas palavras. Gosto.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Fale o que pensas... Ja que me olhas