Solidão é pretensão de quem fica
escondido
Fazendo fita

26.8.11

talvez por soar a algo exótico.

Calculo a distância da minha janela até ao chão da área da piscina do meu prédio. Um prédio de 21 andares, me encontro no décimo andar, calculo que estou a 29 metros da primeira e certeira colisão. Imagino o salto. Terei tempo suficiente para ser elegante, se elegância for alguma vez algo libertador. De olhos fechados, nos primeiros oitenta e cinco centésimos de segundo. Imediatamente depois desse tempo, iria começar a tomada de consciência do ato único e irreversível, do ponto de não retorno, toda a vida passando em flashes. E seria o momento onde começaria o grito - o medo. E no choque com a estrutura de pedras, o corpo nu, quebrado e rasgado, estirado numa estranha forma. A mancha de sangue escuro, por trás, vai aumentando lentamente o seu diâmetro, criando uma moldura visceral ao espectáculo grotesco. O cenário violento e brutal, agora vai tomando distância física e emocional do acontecimento...
 * Mas eu estou aqui em cima, a imaginar toda a trajetória em câmara lenta com um interesse puramente cinematográfico.


O suicídio físico parece drástico, catastrófico, difícil de entender, esquecer, perdoar, é perturbador.
O emocional também, a diferença é que não se vê .


4 comentários:

  1. Caramba! Esses dias estava assistindo no youtube os "jumpers" do World Trade Center, que resolveram se jogar das janelas diante daquela situação tenebrosa. Fiquei o dia inteiro impressionado e imaginando no que aquelas pessoas estavam pensando: nos filhos, nos amores, nos sonhos. E me assombrei, pois entrei na onda desse pesadelo. E o seu texto me fez lembrar meu irmão, que se jogou do 12º andar por causa de uma namorada. Várias foram as vezes, após a morte dele, que eu ficava imaginando exatamente o que ele havia sentido. E me identifico com seu texto de hoje.

    ResponderExcluir
  2. E o que eu mais imaginava era se houve arrependimento e perdão no meio da queda e se aquele filme da vida havia sido projetado em sua mente.

    ResponderExcluir
  3. Adorei "The grand finale"... Bravo!! Digno de uma moldura...

    "O suicídio físico parece drástico, catastrófico, difícil de entender, esquecer, perdoar, é perturbador.
    O emocional também, a diferença é que não se vê ".

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ilan, não faço idéia do que possa ter passado pela cabeça do seu irmão, há que se desistir de tudo para que a vida se esvaia em um único salto. Muito triste. Sinto por ti.
    O ponto do texto, aquele em que quis enfiar o dedo na ferida é do tal suicídio que não se vê e que cometemos ao longo da jornada... Beijos
    *Thanks irma. Te amo!

    ResponderExcluir

Fale o que pensas... Ja que me olhas