Solidão é pretensão de quem fica
escondido
Fazendo fita

4.12.09

Carta ao passado.

Prezado Passado,

Venho por meio desta, manifestar a minha tremenda insatisfação com os nós deixados em lugares inconscientes e de difícil acesso.
Sei exatamente o quanto de valor você me ensinou ao longo desses anos. Reconheço-os, sou grata e faço uso crucial de todos eles. Das belas imagens que me proporciona mentalmente ou por meio de fotografias. Infância com os primos, festas inesquecíveis em família, viagens, amores vividos, amigos que chegaram e que partiram. Das histórias criadas que construí ao meu redor. Tombos, primeiras festas, primeiro porre, primeiro beijo, primeira bicicleta. Você as vezes chega de jeito, através do cheiro. Dos carinhos intermináveis da Iaia ao pão molhado no leite do café da manhã.Tá tudo aqui nas cicatrizes. E quando vem de trilha sonora então, é covardia. Me deixa literalmente refém, melancólica, as vezes extasiada. Tudo depende do momento, do dia e da forma chegada. Tô recordando agora da sua amiga predileta, a Nostalgia. Sem falar na Saudade, companheira constante de chope e poesia. Tudo bem isso aí é pra guardar na memória. Tá valendo é bonito. Me enriquece em sabedoria. Mas essa sua mania sabotadora de prisão, convenhamos já passou. Tá fora de moda. Demodê. E nem me venha com essa história 'hypada' de vintage, de releitura, de retorno. Nem me venha. Você é bom de lábia. Contra isso não abro mão da minha memória seletiva. E olha que te dou até uma força com gynko biloba no dia a dia. Então não me sacaneia. Seja bonzinho.
Senão vai  pra sua conta o dinheiro da terapia.
Quando a gente acha que desatou um aqui, eis que surge outro ali. Mexer ou não mexer, a eterna questão. E quando surgem com essa história espiritual de carma e de outras vidas, é que fujo desatada pela contra mão. Era só o que me faltava, 'nós' além túmulo. Bú!
Mas voltando a questão que me fez escrever em punho esta carta. Não me entenda mal, não é rebeldia. Quero deixar claro aqui, que te respeito, que lhe tenho um tremendo apreço, pois sem você eu não seria ninguem. Mas também quero lhe propôr um trato, que não vai lhe sair caro. Siga teu caminho pro outro lado. E eu que não tenho escolha continuo fazendo a minha parte, transformando tudo em arte. Alguns nós, eu penso, em momentos de completo desespero que só me livrarei com choques elétricos, um dia, talvez. É um tanto dramático, eu sei, aprendi contigo meu caro. Você e suas observações mortalmente imprecisas. Mas até que tenho seguido em harmonia com você desde esse último mês. Sinergia, yeah! E vamos seguindo em frente. Um hoje de cada vez.
 Pronto. E pra finalizar o meu desabafo. Só te faço um último pedido, Honrado Passado. Que me deixe em presente um oportuno papel em branco. Sem fitas. Sem laços. Que o resto eu faço.

E faço bonito.

atenciosamente,
Michelle Matta.

5 comentários:

  1. SINISTRO, RETICENCIAS
    É SEU ANIVERSARIO HJ?
    A NÃO ?
    MAS TA DE PARABENS VIU...
    RS

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso... poético... sensivel... com humor... que delicia ler esse texto! Me emocionou, tocou e inspirou!!

    Love, Brina.

    ResponderExcluir
  3. Filha! Fiquei muito feliz por ler sua carta e saber que esse novo recomeco ou reconhecimento, serao paginas viradas nessa sua trajetoria e um dia servirao como estorias para contar e passar como exemplos de experiencias vividas. Me senti sensibilizada com suas palavras e te confesso que voltei ao passado e nao me agradei nem um pouco, com minha parcela de nos que dexei a todos que me rodearam; saiba que eles tambem sao bem presentes na minha vida... coisas que temos que carregar no nosso consciente, quando temos o bom senso de medir o que e certo e o que foi errado. Porem, esse passado nao existe mais e nao quero que seja um fantasma no meu presente o tempo todo. Procuro fazear o melhor sei que o tempo e inrecuperavel, mas o Amor supera o tempo. Isso e o unico que tento mostrar e deixar no presente para que meu futuro e daqueles que eu amo possa ser melhor.
    Sinto orgulho de voce exatamente como e mesmo acertando e errando meu amor sera sempre incondicional. Te peco Perdao por deixar marcas desse passado, e sempre conte comigo pois sou sua Mae e eterna Amiga.
    Amor Forever.
    Mae

    ResponderExcluir
  4. fodástico esse texto! parabéns.

    ResponderExcluir

Fale o que pensas... Ja que me olhas